PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
1
– INTRODUÇÃO
Acreditar
num processo educativo, que parta de uma concepção de criança,
como cidadã, capaz de investir na construção de valores e atitudes
como solidariedade, cooperação, autonomia e respeito ao bem comum,
contribui para a consolidação de uma pedagogia da educação atual,
preocupada com as circunstancias e situações do cotidiano e das
relações em que estão envolvidos educadores, crianças e famílias.
Um
projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de
planos, é a materialização da nossa reflexão critica enquanto
educadores, portanto, decidimos enfrentar este desafio e sistematizar
este projeto, buscando um norte que possibilite a efetivação da
intencionalidade do espaço educacional.
É
preciso salientar a importância da construção coletiva desse
projeto, que exigiu comprometimento de todos envolvidos no processo
educativo, e se apresenta como uma proposta inovadora e ousada, a
partir do momento que reúno instituição de educação formal e não
formais já organizadas e transformadas através da historia.
Na
sociedade brasileira, o projeto político pedagógico – PPP de uma
instituição educacional é ferramenta essencial para um atendimento
de qualidade. Para a Fundação Educacional Coração da Mamãe, a
construção do PPP torna-se relevante, principalmente por se tratar
de um documento construído por varias pessoas cujas experiências
viabilizam a unificação de uma proposta, respeitando-se a
especificidade de cada programa.
E
proporcionar um ambiente seguro para nossos filhos, é fundamental
para nossas vidas, que terão tantas facetas desconhecidas, tantas
coisas novas e tanto a aprender que é preciso acima de tudo um lar
tranquilo e reconfortante para dar a eles uma medida e um controle.
Na
região do Cariri, se debruça sobre um desenvolvimento considerável
no que diz respeito a educação infantil, porta de entrada para a
Educação Básica , nesse âmbito queremos preparar nossas crianças
para um futuro melhor.
A
organização educacional busca novas tecnologias, fazendo parte de
um processo produtivo, para que a educação seja um serviço de
qualidade, para assim cada aluno possa desenvolver sua
individualidade, e suas capacidades pessoais. Diante disso temos como
consequencia a vivencia em família e resoluções de problemas
através da vivencia com a realidade, pois terão uma visão mais
ampla da realidade. E assim usar de criatividade e responsabilidade.
A
metodologia busca delinear atividades permitindo que a criança não
seja apenas um alfabetizado, mas um agente transformador de sua
realidade, sujeito critico no processo de aprendizagem,
Frisamos
ainda o papel social que nossa fundação possibilita as crianças e
por não afirmar a comunidade escolar, tornando-s capaz de
desenvolver suas habilidades pessoais.
Destacamos
nossa MISSÃO, VISÃO e PRINCIPIOS que norteiam nossa pratica
pedagógica. Não se pretende nesse documento esgotar a discussão,
deixando passível de alterações no desenrolar da pratica
educacional.
II
– POLITICA E QUALIDADE
Missão
frente ao contexto atual:
“Organizar
e integrar as ações da Fundação voltas para obtenção,
preservação e desenvolvimento dos seus recursos humanos, promovendo
a reflexão institucional para a condução dessas ações, apoiando
a qualificação continua nos seus processos de gestão, e sustentar
os requisitos legais, direcionar a aplicação dos recursos e
produzir resultados de qualidade de vida para os indivíduos e a
comunidade envolvida”.
A
Fundação reconhece a importância da educação na construção das
relações sociais, política, culturais, cognitivas e afetiva;
buscando qualidade educacional para crianças na faixa etária de
três até seis anos de idade; desenvolvendo suas potencialidades,
respeitando a diversidade e oferecendo alternativas de atendimento
durante o período de trabalho dos pais ou responsáveis.
Visão
diante do futuro:
“pretendemos
nos tornar uma entidade de referencia, desenvolvendo habilidades
educacionais, preparando as crianças para atuar nomeio social onde o
conhecimento são marcas que permanecem”.
Baseado
nisso, propomos estimular as crianças sempre conhecer, seja as novas
tecnologias que chegam, sem deixar que o comodismo vire rotina.
Fazendo eles almejar cada vez mais conhecer para sobreviver no meio
em que fazem parte.
Princípios
norteadores da fundação:
- Filosófico: visão do mundo, sociedade, homem, conhecimento, criança, infância, instituição de educação infantil.
- Socioantropológico: visão sociocultural das crianças e suas famílias, a comunidade e com outras entidades, movimentos sociais e órgãos da cidade.
- Psicopedagógico: visão de desenvolvimento infantil, de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento.
III
– JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem seu compromisso firmado com uma ação democrática e
transformadora, que leva em conta a diversidade das crianças e
adolescentes.
A
Fundação direciona suas ações no snetido de valorização de um
atendimento humanizado, cumprindo seu papel social.
Em
consonância com os direitos da criança e do adolescente –
Constituição Federal (1988), ECA (1990), LDB (1996) – a Fundação
Educacional Coração da Mamãe busca assegurar o atendimento aos
filhos ou dependentes legais de seus moradores.
IV
– OBJETIVOS
Temos
como objetivo propiciar o desenvolvimento das crianças e dos
adolescentes, considerando seus conhecimentos de forma a possibilitar
a construção da autonomia, criticidade, criatividade,
responsabilidade, contribuído com o exercício da cidadania.
V
– CONCEPÇAO EDUCACIONAL
As
relações que envolvem o meio educacional refletem a concepção de
sujeito que prevalece no âmbito de cada instituição. Por isso
torna-se necessário destacar qual a concepção de criança que
norteia o trabalho educacional na fundação.
As
ações estão fundamentadas na concepção de criança como um ser
humano completo: constituição física, modo de agir, pensar e
sentir. É um ser em desenvolvimento e crescimento.
Nas
obras de Piaget, Wallon e Vygotsky, encontram-se as bases
epistemológicas para a inserção das crianças e adolescentes em
espaços que valorizam o saber e a interação social.
Em
Vygotsky (1991) define o sujeito como ser histórico, competente para
agir e produzir cultura. Quanto maior a diversidade de parceiros e
experiências, mais enriquecidos torna-se e seu desenvolvimento.
Num
contexto mais geral, temos a estratificação da sociedade criando
relações sociais que irão exercer influencia sobre o sujeito, mas
num contexto mais restrito, temos a atuação direta das relações
familiares e é justamente nessa relação que ele se constituirá
individualmente.
A
fundação passa a se constituir num espaço de acolhimento para as
diferenças sócio-culturais de crianças e adolescentes.
Cria-se
um ambiente para possíveis transformações sociais e como
idealizava Paulo Freire (1997) provocar mudanças que levem ao vem
viver coletivo.
Dessa
forma, o trabalho educacional passa pelo conhecimento que o sujeito
traz de seu meio social e de sua comunidade, abrindo um espaço para
trabalhar a criatividade e a cooperação.
Essa
abertura possibilita a construção da linguagem oral, escrita e
matemática, somando-se as expressões plástica, cênicas, sonoras e
corporais. Tais praticas permitem o desenvolvimento.
A
interação social entre grupos proporciona a criança e o
adolescente ser mais sensível ao ponto de vista do outro, saber
cooperar e desenvolver formas de comunicação para a compreensão de
sentimentos e conflitos.
A
fundação visa criar um ambiente propicio ao desenvolvimento das
seguintes metas educacionais:
- Participe da construção do conhecimento como sujeito ativo;
- Estabeleçam vínculos afetivos e a cooperatividade, desenvolvendo a auto-estima e criticidade.
Dinâmicas
de trabalho para garantir tais metas:
- Aprimoramento das relações de interação educador-crianças e adolescentes.
- Planejamento de atividades incluindo a participação da família.
- Inclusão de crianças e adolescentes com necessidade especiais.
- Desenvolver as potencialidades.
Experiências
com a pluralidade cultural, apropriação de significados no mundo e
garantia de direitos:
- Dignidade e respeito.
- Autonomia e participação.
- Felicidade e prazer.
- Individualidade.
- A diferença e semelhança.
- Igualdade de oportunidades.
- Participação da família e comunidade.
- Profissional com formação especifica.
- Tempo, espaço e materiais específicos.
Esta
concepção educacional contempla a participação de diversos
olhares:
Da
pedagogia:
as
ações são conduzidas através de projetos que contemplam os
princípios de qualidade na educação e formação de crianças e
adolescentes.
Princípios
éticos:
exercício da autonomia, responsabilidade, criticidade e respeito a
ordem democrática.
Princípios
estéticos:
exercício da sensibilidade, criatividade, ludicidade e da
diversidade de manifestações artísticas e culturais.
No
trabalho com o projeto dar-se por observações, relatos e vivências
diárias. Há a releitura do cotidiano, possibilitando a ampliação
do universo sócio-cultural, exigindo a participação e atuação
efetiva dos profissionais da fundação.
O
professor desempenha um papel de mediador e estimulador da
aprendizagem. Deste modo, o professor da fundação, deve agir
promovendo a reflexão e a transformação.
Os
instrumentos de trabalho dos professores são acompanhados pelo
planejamento, com o registro das atividades cotidianas e das
observações dos grupos envolvidos.
Da
psicologia:
entendendo a educação como um ato comprometido com o ser humano,
que se constrói no encontro com o outro, a presença do profissional
da psicologia torna-se fundamental, pois há uma complexidade de
relações humanas, interpessoais e de desejos que envolvem a
educação.
Portanto
busca-se oferecer atividades que contemplem a imaginação e a
experiência cultural, como lugar aberto a criatividade. Abre-se
assim para o imprevisto e para outras possibilidades de respostas.
Os
profissionais da psicologia, na fundação, atuam diretamente com as
crianças e adolescentes. Colaboram na construção de metodologias
educacionais que atendam a todas as dimensões do humano, na
organização da rotina e do espaço.
Da
nutrição:
Investir
na educação nutricional é acreditar que na infância se fixam a
formação de bons hábitos alimentares, proporcionando as crianças
e adolescentes pleno desenvolvimento físico e bem estar e visando a
prevenção de enfermidades.
Da
saúde:
A
Organização Mundial de Saúde define saúde como “um completo
estado de bem estar físico, mental e social” e não simplesmente
ausência de doenças, assim “a saúde deve ser vista com um
recurso para a vida e não como objetivo de viver” (OTAWA, 1986).
Nessa concepção de saúde agrega-se, alem do biológico, as
condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas,
sociais, culturais e comportamentais.
A
escola, como educadora e promovedora de uma boa qualidade de vida,
para o publico infantil e adolescente, deve oferecer condições para
que seja proporcionada uma vida saudável para seu publico alvo.
A
saúde nas escolas passa, por uma revisão de seus conceitos
higienistas e assistencialistas incluindo em suas ações, a família
e comunidade, para trabalhar situações adversas, cujo alvo
preferido é o jovem adolescente em conflito com as rápidas
transformações sociais, econômicas e políticas.
Devem,
portanto: “desenvolver conhecimentos par ao auto-cuidado da saúde
e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades
educativas, buscando fortalecer todos os aspectos que contribuem para
uma melhor qualidade de vida e saúde para educadores e educando e
famílias” (Escolas promotoras de saúde, 1996).
Do
serviço social:
Parte
da premissa teórica que o homem é um ser histórico e cultural;
inserido nas relações com diferentes coeficientes de poder que se
revelam diante das desigualdades políticas e econômicas da
sociedade.
Diante
desse cenário observa-se um redesenho das relações familiares:
Segundo
definição do IBGE/1997, “família é o núcleo de pessoas que
convivem em determinado local, que se acham unidas (ou não) por
laços consanguíneos. Ela tem como tarefa primordial o cuidado e a
proteção de seus membros e se encontra dialeticamente articulada”.
Kaslow
tipifica a família com diferentes arranjos:
- Família nuclear (duas gerações com filhos biológicos)
- Famílias intensas (incluindo três ou quatro gerações)
- Famílias adotivas (bi-raciais ou multiculturais)
- Famílias monoparentais (chefiadas por pai ou mães)
- Casais homossexuais (com ou sem crianças)
- Famílias reconstituídas (depois do divorcio)
- Varias pessoas vivendo juntas sob forte compromisso mutuo.
Família,
independentemente, das formas ou modelos que se arranje, é o espaço
privilegiado onde se aprende a ser e conviver, media continuamente os
deslocamentos entre o publico e o privado, entre sujeitos e a
coletividade.
Diante
dessas ovas formas de formação familiar, os profissionais do
Serviço Social se obrigam a debruçar mais detidamente, refletindo e
analisando tais mudanças sociais, com atitude ampla e democrática,
contextualizando diferenças e quiçá poderão ser objeto do fazer
profissional.
Na
Fundação Educacional Coração da Mamãe, o Serviço Social é a
atividade que se interpreta a clientela, define a política e o
atendimento e esclarece legislações vigentes: constituição de
1988, ECA, CLT, LDB, enfatiza a abordagem da proteção e direitos
sociais, também atuando de forma grupal em temas transversais que
envolvem a educação.
VI.
AVALIAÇÃO: MOMENTO DE RE-CONSTRUÇÃO
A
avaliação tem importância social e política crucial no fazer
educativo. Resgata o sentido de acompanhamento e desenvolvimento das
crianças e adolescentes e seu cotidiano como elo na continuidade da
ação pedagógica de maneira que possa contemplar positivamente as
necessidades, curiosidades e solicitações das mesmas.
A
proposta de avaliação da Fundação E.C.M. busca prevalecer os
aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Deste modo, a avaliação
continua dar sentido ao trabalho pedagógico, organizada com base em
vivencias e informações, o que significa olhar para todos os pontos
de vista, podendo ser um instrumento de reconstrução do processo de
ensino-aprendizagem. Ela parte da realidade, integra conteúdos e
métodos, desatando os nos do processo para alcançar os objetivos
educacionais.
VII.
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
A
participação dos pais é importante para compartilhar do espaço,
do convívio e o respeito as regras da instituição. Através dessa
interação, estabelece-se uma relação de parceria entre a escola e
a família, no que diz respeito ao trabalho realizado.
Independente
da idade da criança e do adolescente a proposta de trabalho com os
pais ou com a família tem o mesmo objetivo, educar e cuidar, que são
processos dinâmico e indissociáveis. As relações dos adultos que
estão envolvidos com essa tarefa (família e educadores) tem que
acontecer de forma respeitosa, possibilitando um trabalho harmonioso
e efetivo.
VII.
CARACTERIZAÇÃO DOS USUARIOS
A
Fundação E.C.M. atende crianças de três a seis anos de idade,
filhos ou dependentes legais de associados, colaboradores e
comunidades em geral 200 crianças. Considerando a diversidade da
clientela atendida nos aspectos socioeconômicos e culturais fez
necessária uma caracterização da mesma.
Este
levantamento foi realizado em Agosto/2006 e refere-se a clientela
total atendida pela fundação e uma parcela das criança que moram
na comunidade.
Foram
elencadas nove categorias consideradas relevantes para a
caracterização, sendo que as informações foram coletadas ds
fichas de renovação de matrícula e/ou das fichas de avaliação
socioeconômicas das crianças.
Escolaridade
dos usuários/responsáveis
Escolaridade
|
Frequência
|
Ensino
Fund. Completo
|
07%
|
Ensino
Médio Completo
|
33%
|
Ensino
Superior Completo
|
18%
|
Ensino
Fund. Inompleto
|
03%
|
Ensino
Médio Incompleto
|
14%
|
Ensino
Superior Incompleto
|
25%
|
Fonte:
Secretária FECM
Faixa
salarial dos usuários/responsáveis
Faixa
salarial
|
Frequência
|
De
0 a 3 salários mínimos
|
64%
|
De
4 a 6 salários mínimos
|
36%
|
Fonte:
Secretaria FECM
Quanto
a escolaridade dos responsáveis, mais da metade (58%), estão no
ensino médio caminhando para o ensino superior, isso também se
evidencia na faixa salarial onde 36% dos usuários estão na faixa
salarial acima de 2 salários mínimos enquadrados, portanto no nível
médio.
IX.
FORMAÇAO EM SERVIÇO E FORMAÇAO CONTINUADA
Entendendo
que um dos indicadores de qualidade do ensino esta na formação e na
valorização do docente e nas suas condições de trabalho,
priorizamos o investimento no desenvolvimento desses profissionais.
A
Fundação E.C.M. acredita que os educadores também estão
envolvidos em um processo de construção do conhecimento, no qual a
interação, a troca e a interlocução exercem papeis fundamentais.
Nesse
sentido torna-se necessário sensibilizar os profissionais da
educação para a importância do trabalho que vem assumindo,
instrumentalizando-os, técnicas e teoricamente, para a realização
desta tarefa.
O
investimento na complementação dos estudos de ensino médio na
modalidade normal para algumas educadoras das creches que ainda não
possuem. Justifica-se, primeiro, por se tratar de assegurar às
transformações introduzidas no sistema nacional de ensino pela
LDB/96 e, segundo por constituíram-se melhor forma de concretizar o
direito e a qualificação profissional.
A
formação em serviço acontece no interior da Fundação E.C.M. por
meio de encontros semanais de caráter sistemático e continuo, em
que os educadores se colocam como pessoas, como profissionais,
trocando ideias, experiências, conhecimentos, planejando, refletindo
e avaliando sua pratica, podendo assim investir na construção e na
constituição de um grupo de trabalho, com questões e intenções
comuns, sendo com certeza o conhecimento relativo à criança o
aspecto central desse processo.
X.
RECURSOS FÍSICOS
Área
total
..............................................................................................................16x30m²
6 salas
....................................................................................................................4x3,5m²
1
sala de diretora
................................................................................................3,5x2,6m²
1
banheiro masculino
.........................................................................................2,6x2,4m²
1
salão/refeitório
....................................................................................................8x3,2m²
1
copa/cozinha
.......................................................................................................5x2,3m²
1
almoxarifado/depósito
.....................................................................................3,2x2,5m²
XI.
RECURSOS FINANCEIROS
A
Fundação E.C.M. é entidade filantrópica, portanto, tem seu
orçamento anual previsto em um convênio este ano municipalizado pela Prefeitura Municipal
de Juazeiro do Norte, desde 2007 no custeio desta unidade.
XII.
ESTÁGIOS E PROJETOS DE PESQUISA
A
Fundação E.C.M. recebe, mediante solicitação do professor
responsável, projetos de pesquisa e alunos/estagiários da
Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Vale do Acaraú
(UVA) e de outras Faculdades locais, com a aprovação da diretoria e
dos profissionais que supervisionam o estágio.
Serão
realizados os encaminhamentos a instituições a que os
alunos/estagiários se originam para registro do estágio, sendo eles
não renumerados.
PLANO DE CURSO
APRESENTAÇÃO
O
plano de Curso Anual tem como objetivo geral envolver as crianças da
Fundação Coração da Mamãe como sujeito ativo e histórico de
direitos nas interações relações das práticas com que vivenciam
construindo sua identidade pessoal, coletiva, através das
brincadeiras, imaginação, promovendo o conhecimento sobre os
conteúdos abordados durante o ano letivo. Também oferecer uma
educação infantil de qualidade, visando preparar a crianças para
os desafios da vida moderna, garantindo a qualidade dessa educação.
Além de levá-lo a distinguir as bases éticas e morais que o
edificam como ser humano em sociedade.
Objetivo
Geral
O
plano anual de curso da Fundação Coração da Mamãe tem como
objetivo geral por em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais
observadas na elaboração das propostas pedagógicas da escola,
garantindo que sejam cumpridas as metas que se pretende alcançar,
sensibilizando o educando o cumprir seus deveres e usufruir de seus
direitos.
Objetivos
Específicos
I -
Estabelecer relações sociais em âmbito cada vez mais amplo.
II –
Mostrar a importância da dignidade vivenciada com o educando,
envolvendo a família e os órgãos competentes na violência do
dia-a-dia.
III-Trabalhar
com criança respeitando seus direitos e deveres, sendo de grande
relevância para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.
IV -
Mostrar e valorizar a importância da cultura local e regional.
V-Incentivar
a criança a dramatização, construindo seu próprio conhecimento.
VI –
Promover brincadeiras que desenvolva sua coordenação psíquica e
motora.
VII -
Despertar a curiosidade e imaginação através da contação de
história.
VIII -
Respeitar a liberdade de expressão dos alunos.
IX –
Estimular a socialização e o desenvolvimento cognitivo e a
expressão corporal.
X –
Ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas.
XI –
Viabilizando as interações entre as crianças de faixa-etária
diferentes.
XII -
Cuidar
e educar crianças de o a 5 anos, buscando desenvolver a identidade
delas, através do lúdico e da aprendizagem, observação e
compromisso.
XIII -
Desenvolver a criatividade na leitura e escrita através do lúdico e
suas etapas como história, interpretação de textos na música,
poesias, dramatização e leitura de mundo.
XIV -
Estabelecer vínculo com adultos e com seus iguais respondendo aos
sentimentos de afeto, respeito á diversidade e desenvolvendo
atitudes de ajuda a colaboração.
XV –
utilizar a linguagem verbal de forma ajustada as diferentes situações
de comunicação habituais para compreender e ser compreendido pelos
outros. Expressar suas ideias, sentimentos, experiências e desejos.
XVI -
Avalia a criança não só pelas atitudes, mas na interação social,
cultural no meio em que vivem também na criatividade e o
desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Orientações
Didáticas
O
educador auxilia e ensina as crianças a cuidar de si organizando
tais situações de modo adequado para cada faixa etária, de forma
que a autonomia delas seja construída sem risco à sua integridade
física e psíquica, para tanto eles precisam considerar ainda
o ambiente como um espaço coletivo com características próprias.
Com um trabalho bem planejado, Claro e objetivo de forma que a
criança possa promover seu conhecimento, atuando participativamente
nas atividades propostas, desenvolvidas nos aspectos físicos, motor,
intelectual e afetivo.
Avaliação
A
avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de
favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus
conhecimentos. Também a avaliação deve ser feita de forma
contínua, observando o desenvolvimento da criança, o interesse e a
participação no cotidiano escolar, registrando os avanços e
progressos na aprendizagem, interagindo com a família, conhecendo as
dificuldades para poder ajuda-los a superar suas expectativas e assim
avaliá-los de forma segura.
Conteúdos
Crianças
de 3 e 4 anos
Linguagem
- Rotina diária
- Memorização
- Músicas, histórias ou dramatização
- Jogos
- As vogais
- A a com textos
- E e com músicas
- Li com gravuras
- O o apresentação de histórias
- U u com recortes de revistas
- Pantomimas (é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos. É a arte de narrar com o corpo).
- Situações sistemática de leitura ( livro do PAIC )
- Desenvolvimento de atividade de expressão artística
- Ouvir, contar histórias.
- Distinguir nome dos coleguinhas
- Junção das vogais
- Conhecer figuras e palavras
- Trabalhar as consoantes de acordo com cada projeto
- Cantinho do PAIC
Cálculo
- Cor primaria
- Conceitos
- Lateralidade
- Espaço
- Formas
- Números naturais 0 a 5
Ciências
- Alimentação
- Corpo Humano
- Os sentidos
- As plantas ( seres vivos )
- Os animais ( seres vivos )
Conhecimentos
Sociais
- As estações do ano
- O tempo ( frio /calor /chuva )
- Família
- Escola
- A casa
- Eu
Ensino
Religioso
- Criação do mundo
- Campanha da fraternidade
- O significado de todos os símbolos da páscoa
- O significado de corpus Christ
- O nascimento de Jesus
- Símbolos natalinos
- Turismo religioso da nossa cidade
- Todas as atividades serão desenvolvidas de acordo com o livro do PAIC e o livro do aluno.
Arte
Educação
- Painéis de acordo com as datas comemorativas
- Dramatizações
- Criações de músicas
- Trabalhar os: Hino Nacional, Bandeira, Soldado, Ceará, Hino de Juazeiro do Norte.
- Pintura, colagem
- Quebra cabeça
- Dobraduras
- Portfólio
“Não
se fala em educação sem amor”
Paulo
Freire
INFANTIL
V
Crianças
de 5 anos
Conteúdos
Linguagem
- Rotina
- Histórias ( livro do PAIC )
- Painéis de acordo com as datas comemorativas,
do
mês.
- Teatro ou dramatização
- Brincadeiras antigas
- Leituras de histórias diversificadas
- Hino Nacional
- Hino do Ceará
- Hino do soldado
- Hino da bandeira
- Hino de Juazeiro do Norte ( Quem escreveu)
- Alfabeto completo com textos,músicas,parlendas,adivinhações,rótulos,história,cantinho da leitura,quadro informativo.
- Nome completo e nome dos coleguinhas
- As pessoinhas
- Conversa formal
- Textos
- Rodinha de conversa
- Canções
- Aumentativo e diminutivo
- Jogos
- Masculino e feminino
- Formação de palavras e freses
- Separação de sílabas
- Interpretação de textos
Matemática
Cálculo
- Cor primaria
- Cores secundárias
- Conjuntos
- Escrita dos numerais de 0 ao 10
- Numerais de 0 a 50
- Pares e ímpares
- Ordem crescente e decrescente
- Ordinais até 20
- Algarismo romanos de I a xx
- Noção de adição
- Noção de subtração
- Relação de matemática com jogos sabatinas
- Resolução de problemas do cotidiano
- Sistema monetário
- Sinais +,-,=,=,<,>,
- Mais, menos, mesma quantidade.
- Noção de quantidade; em frente, atrás, ao lado.
- Geometria: tipos de Contorno, linhas retas e verticais e horizontais.
- Linhas curvas abertas e fechadas. Formas geométricas.
- Discriminação espacial; perto, longe, dentro, fora, entre, em frente, atrás, ao lado.
Ciências
- Seres vivos e não vivos
- Natureza
- O corpo humano
- Órgãos dos sentidos
- Animais e tipos de animais
- Plantas e suas partes
- Estações do ano
- Prevenção de acidentes.
Conhecimentos
sociais
- A família
- A escola
- O bairro
- A cidade
- O estado
- A capital
- O trânsito
- Meios de transportes
- As profissões
- Datas comemorativas
Arte
e Educação
- Criação de músicas
- Criação de painéis
- Danças
- Desfiles
- Histórias em plenário
- Dobraduras
- Recorte e colagem
- Quebra-cabeça
- Jogral
Ensino
Religioso
- Criação do mundo
- Campanha da fraternidade
- Verdadeiro sentido da Páscoa
- Nascimento de Jesus
- Símbolos natalinos
- Datas importantes de nossa cidade
- Turismo religioso de nossa cidade.
OBS:
as atividades serão desenvolvidas,
todas
de acordo com o livro do aluno.
“Buscai
em Deus as respostas para todos os seus problemas”. Ele é a
solução!
Avaliação
A
avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de
favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus
conhecimentos. Permitindo
que a criança não seja apenas mais um alfabetizado. Mas, um agente
transformador da sua realidade e tornando-o um sujeito ativo, sujeito
crítico no processo que o mundo globalizado exige. A avaliação
deve ser continua, observando o desenvolvimento da criança interesse
e a participação na aprendizagem, os avanços e progressos,
interagindo com a família, conhecendo as dificuldades para poder
ajuda-los a superar suas expectativas e assim avaliá-los de forma
segura.
Professores:
Maria
Jacinta Coelho Feitosa Vasconcelos
Maria
Dadores dos Santos
Maria
Hilda Jovino Cruz
Raimunda
Sobreira da Silva
Silvania
Pereira da Fonseca
Presidente;
Maria do Carmo Oliveira Vasconcelos.
Cálculo
Cor primaria
Conceitos
Lateralidade
Espaço
Formas
Números naturais 0 a 5
Ciências
Alimentação
Corpo Humano
Os sentidos
As plantas ( seres vivos )
Os animais ( seres vivos )
Conhecimentos Sociais
As estações do ano
O tempo ( frio /calor /chuva )
Família
Escola
A casa
Eu
Ensino Religioso
Criação do mundo
Campanha da fraternidade
O significado de todos os símbolos da páscoa
O significado de corpus Christ
O nascimento de Jesus
Símbolos natalinos
Turismo religioso da nossa cidade
Todas as atividades serão desenvolvidas de acordo com o livro do PAIC e o livro do aluno.
Arte Educação
Painéis de acordo com as datas comemorativas
Dramatizações
Criações de músicas
Trabalhar os: Hino Nacional, Bandeira, Soldado, Ceará, Hino de Juazeiro do Norte.
Pintura, colagem
Quebra cabeça
Dobraduras
Portfólio
“Não se fala em educação sem amor”
Paulo Freire
INFANTIL V
Crianças de 5 anos
Conteúdos
Linguagem
Rotina
Histórias ( livro do PAIC )
Painéis de acordo com as datas comemorativas,
do mês.
Teatro ou dramatização
Brincadeiras antigas
Leituras de histórias diversificadas
Hino Nacional
Hino do Ceará
Hino do soldado
Hino da bandeira
Hino de Juazeiro do Norte ( Quem escreveu)
Alfabeto completo com textos,músicas,parlendas,adivinhações,rótulos,história,cantinho da leitura,quadro informativo.
Nome completo e nome dos coleguinhas
As pessoinhas
Conversa formal
Textos
Rodinha de conversa
Canções
Aumentativo e diminutivo
Jogos
Masculino e feminino
Formação de palavras e freses
Separação de sílabas
Interpretação de textos
Matemática
Cálculo
Cor primaria
Cores secundárias
Conjuntos
Escrita dos numerais de 0 ao 10
Numerais de 0 a 50
Pares e ímpares
Ordem crescente e decrescente
Ordinais até 20
Algarismo romanos de I a xx
Noção de adição
Noção de subtração
Relação de matemática com jogos sabatinas
Resolução de problemas do cotidiano
Sistema monetário
Sinais +,-,=,=,<,>,
Mais, menos, mesma quantidade.
Noção de quantidade; em frente, atrás, ao lado.
Geometria: tipos de Contorno, linhas retas e verticais e horizontais.
Linhas curvas abertas e fechadas. Formas geométricas.
Discriminação espacial; perto, longe, dentro, fora, entre, em frente, atrás, ao lado.
Ciências
Seres vivos e não vivos
Natureza
O corpo humano
Órgãos dos sentidos
Animais e tipos de animais
Plantas e suas partes
Estações do ano
Prevenção de acidentes.
Conhecimentos sociais
A família
A escola
O bairro
A cidade
O estado
A capital
O trânsito
Meios de transportes
As profissões
Datas comemorativas
Arte e Educação
Criação de músicas
Criação de painéis
Danças
Desfiles
Histórias em plenário
Dobraduras
Recorte e colagem
Quebra-cabeça
Jogral
Ensino Religioso
Criação do mundo
Campanha da fraternidade
Verdadeiro sentido da Páscoa
Nascimento de Jesus
Símbolos natalinos
Datas importantes de nossa cidade
Turismo religioso de nossa cidade.
OBS: as atividades serão desenvolvidas,
todas de acordo com o livro do aluno.
“Buscai em Deus as respostas para todos os seus problemas”. Ele é a solução!
Avaliação
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos. Permitindo que a criança não seja apenas mais um alfabetizado. Mas, um agente transformador da sua realidade e tornando-o um sujeito ativo, sujeito crítico no processo que o mundo globalizado exige. A avaliação deve ser continua, observando o desenvolvimento da criança interesse e a participação na aprendizagem, os avanços e progressos, interagindo com a família, conhecendo as dificuldades para poder ajuda-los a superar suas expectativas e assim avaliá-los de forma segura.
Professores:
Maria Jacinta Coelho Feitosa Vasconcelos
Maria Dadores dos Santos
Maria Hilda Jovino Cruz
Raimunda Sobreira da Silva
Silvania Pereira da Fonseca
Presidente; Maria do Carmo Oliveira Vasconcelos.
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